Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Secretária aponta avanços nos números do Censo Escolar 2008

    há 15 anos

    O Ministério da Educação acaba de tornar público os dados consolidados do Censo Escolar relativos a 2008. Os números mostram estabilidade do número de matrículas na educação básica em comparação a 2007. No Tocantins, a queda de 1,3% representa a tendência nacional em função de vários fatores, entre ele, a redução no número de filhos da família brasileira, segundo dados do IBGE. As variações mais significativas foram as da Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.

    A Secretária da Educação e Cultura do Tocantins, Maria Auxilaidora Seabra Rezende, considera os números como um avanço para a área educacional do Estado. Segundo ela, as matrículas na educação profissional vêm crescendo com a chegada de escolas técnicas federais ao Estado e a oferta desta modalidade educacional em escolas estaduais. Estamos ampliando a oferta de cursos profissionalizantes em escolas estaduais com o apoio da Secretaria da Ciência e Tecnologia e governo federal. O objetivo é que 38 escolas ofereçam esta modalidade de ensino em 2009, oportunizando aos alunos uma formação profissional ao término no ensino médio, conta a secretária.

    Quanto à Educação Especial, o dado mais expressivo foi o salto das matrículas nas classes comuns, que subiram 16,8% em relação a 2007, e a queda de 10,9% em classes especiais. Este percentual reflete a política do Governo do Estado de inclusão educacional, que atende os alunos com necessidades especiais em salas com recursos diferenciados em um período e no contra turno é oferecido as aulas em salas comuns, oportunizando a socialização.

    A EJA Educação de Jovens e Adultos sofreu uma queda nas matrículas de 19,9%. É um reflexo de uma política que tenta sanar o analfabetismo de Jovens e Adultos, analisa a secretária, acrescentando que a expectativa de queda seja contínua até que todos jovens e adultos estejam alfabetizados.

    O Censo Escolar é realizado anualmente pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Os dados gerados são utilizados pelo Ministério da Educação para a formulação de políticas e para o desenho de programas, bem como, para a definição de critérios para o repasse dos diversos tipos de recursos a escolas, estados e municípios. Também alimenta o cálculo de indicadores como o Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que é referência para as metas do PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação.

    Concurso Público

    Durante a entrevista, a Secretária da Educação e Cultura falou sobre o concurso público para a Educação. De acordo com Maria Auxiliadora, a previsão é que o edital seja lançado até final de fevereiro, disponibilizando cerca de três mil vagas para professores e profissionais do quadro técnico das escolas. Ela comentou ainda que outras vagas necessárias para a Educação foram ofertadas no Concurso do Quadro Geral do Estado, com provas marcadas para o dia 15 de fevereiro de 2009.

    • Publicações1202
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/secretaria-aponta-avancos-nos-numeros-do-censo-escolar-2008/607480

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)