Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Quilombolas do Grotão poderão retornar para suas terras

    há 15 anos

    Uma esperança para as 10 famílias que foram desapropriadas da Comunidade Grotão, no município de Filadélfia, no Tocantins, a 479 km da capital Palmas. Elas poderão retornar para suas terras logo que o Incra fizer uma remarcação da área. A informação foi dada pela subsecretária da Cidadania e Justiça e superintendente de Promoção dos Direitos Humanos, Dulce Mª de Palma Pimenta Furlan, que está acompanhando o caso.

    A Secretaria da Cidadania e Justiça, por meio da Coordenação Afrodescendentes, fez algumas intervenções para viabilizar a solução do caso. Na semana passada, o coordenador Afrodescendentes, Luiz Carlos Benedito, esteve conversando com as famílias, que estão alojadas numa quadra de esportes, em Filadélfia, e na ocasião entregou 30 cestas básicas.

    Dulce Furlan conversou com o juiz e explicou que só está faltando o Incra do Tocantins fazer uma nova demarcação das terras, para a autorização do retorno das pessoas para uma área reservada aos quilombolas.

    As famílias foram retiradas de suas terras, no dia 8 de outubro de 2008. Na ocasião permaneceram no local Raimundo José de Brito e Cirilo Araújo de Brito, parentes dos desapropriados. As famílias haviam pedido ao juiz, por meio do defensor público, a possibilidade de ficarem próximo dos dois moradores.

    O Grotão está localizado a 94 km de Filadélfia, cidade que está situada na região Nordeste do Tocantins.

    • Publicações1202
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quilombolas-do-grotao-poderao-retornar-para-suas-terras/333879

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)